sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Meditação

Por Paulo Gustavo Tavares

Vivemos em um mundo em que a agitação, a pressa, a ansiedade e o stress são uma tônica muito forte e que caracterizam o comum de um número expressivo de pessoas. Isso é muito maior, principalmente quando consideramos o lado ocidental da humanidade, pois que em diversos recantos do Oriente, as coisas são bem diferentes, o estilo de vida é manifestado tendo como base diversas tradições espiritualistas que apontam outros valores para a vida dos homens e mulheres deste mundo.

Várias regiões orientais sempre foram palco para inúmeros acontecimentos e fizeram surgir filosofias que tinham como ponto comum e fundamental a evolução ou a libertação da Alma humana dos sofrimentos. Essas diversas doutrinas que surgiram ao longo do tempo milenar procuraram ensinar que uma vida feliz e liberta depende sempre da maneira como a conduzimos, da sabedoria que desenvolvemos. E o interessante disso, é que a prática espiritual da meditação foi e é algo muito valorizado para se alcançar os mais nobres objetivos da evolução interna do ser.

Hoje em dia, até a ciência, que leva a fama de cética, tem como um dos seus mais modernos estudos os efeitos fisiológicos, psicológicos e emocionais proporcionados pela meditação. Sabe-se, comprovadamente, que meditar promove uma série de conseqüências benéficas para o corpo e para a mente, e que isso confere, por conseqüência, saúde duradoura ao praticante desta disciplina espiritual. Fisiologicamente falando, a meditação ajuda na diminuição da produção do hormônio cortisol – hormônio liberado na corrente sanguínea em situações estressantes. Além disso, algo muito importante de se saber é que, segundo as descobertas científicas, meditar frequentemente combate a morte acentuada de neurônios, que são as células do nosso sistema nervoso, tão importantes para o bom funcionamento do nosso aparelho cerebral.

Agora, falando mais subjetivamente, praticar a meditação com freqüência promove gradualmente ao meditador o despertar e o desenvolvimento da intuição e das diversas capacidades psíquicas latentes no ser humano. Quando paramos para realizar esta prática espiritual é como se as “portas” do nosso “supra-consciente” se abrissem e por elas passassem tudo aquilo que precisamos para inspirar nossa mente consciente com uma melhor qualidade de pensamentos. Além do mais, a sensação agradável que somos tomados ao finalizar a meditação é o resultado das energias maravilhosas que nossos corpos conseguem captar da “Fonte Superior”. Na verdade, podemos nos beneficiar dessas energias, porque ao praticar corretamente a meditação estabelecemos uma sintonia mais estreita com os planos harmônicos do Universo.

Meditar é permitir a conexão com a Harmonia Cósmica e beneficiarmo-nos com ela. Não é difícil fazer isso, muito pelo contrário, é uma das coisas mais simples que temos à nossa disposição. Por isso, sentemos confortavelmente, respiremos profundamente e de forma lenta e nos permitamos ficar em silêncio, para podermos “ouvir” a voz sábia do Universo.

***
Paulo Mattos, é terapeuta, graduando em Naturologia Aplicada pela UNISUL, orador e escritor. Reside em Florianópolis/SC. E-mail: pgmattos@yahoo.com.br

0 comentários: