segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Nossa Senhora Aparecida e as Divindades Femininas

Por Jane Ribeiro

Padroeira do Brasil, reverenciada por toda esta nação aos 12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida representa uma das muitas faces da Mãe Divina a quem chamamos carinhosamente de Mãe Maria.

Mãe Maria tem utilizado ao longo das eras as divindades femininas, que se expressam através das deusas e das nossas senhoras, para revelar qualidades, aspectos, virtudes do divino-como poder, sabedoria, justiça, compaixão etc. – que cada povo, cada nação, cada pessoa precisa reconhecer, trabalhar e manifestar no mundo da matéria para superar todos os obstáculos que a vida apresenta a cada instante e seguir em frente na busca da felicidade.

Mas, se estas virtudes são visíveis em manifestações da Grande Mãe como as das deusas Gaia, Ísis, Afrodite, Atena, Kuan Yin e tantas outras, é na face das nossas senhoras que o mundo ocidental vê hoje refletida a virtude que engloba todas as virtudes, a essência da Mãe Divina – o amor incondicional.

É esse amor sem limites e sem condições que vemos revelados em nossa Senhora das Graças, de Lourdes, de Fátima e das muitas Virgens Negras das quais se destaca nossa bem amada Senhora de Aparecida.

Mãe Aparecida, a face da Mãe que nos idos de 1717 se mostrou aos brasileiros na forma de uma simples imagem de terracota enegrecida, cujos traços reproduzem os traços de todo o povo brasileiro.

Mãe Aparecida, conservada por alguns anos na casa de um humilde pescador e ali venerada pelos moradores próximos através de cânticos e orações.

Mãe Aparecida que pela fé dos humildes tornou-se conhecida de norte a sul, e pela vontade do povo tornou-se a padroeira do Brasil.

Mãe morena, de grossas tranças, de rosto ovalado em que se destacam um par de olhos amendoados e profundos que fixam o infinito e um penetrante sorriso que emana paz e serenidade; mãos em atitude de prece, que refletem o convite à oração, e os pés descalços que pousam nas nuvens sustentadas pelos anjos da Grande Mãe, a Mãe recoberta por um lindo manto azul de veludo e coroada por todos os brasileiros, seus filhos, como a padroeira do Brasil.

Que a força e o amor emanados por Mãe Aparecida, mola propulsora que vem impulsionando há anos nosso Povo, e preparando esta terra para ser o berço da nova era, continuem alimentando a todos nós, este solo sagrado, o Brasil, e todo o planeta Terra, e que a devoção e o amor do povo brasileiro à Senhora de Aparecida possam se revelar como amor incondicional a este planeta e a todas as formas de vida.

Amor e Luz.

Fraternidade PAX Universal - www.pax.org.br

0 comentários: